Pesquisar este blog

Assuntos

terça-feira, 18 de maio de 2010

o que e como funciona o RH atualmente

A gestão de recursos humanos ou administração de rh, é uma atividade exercida pelo DPTO DE RH de empresas com o papel principal de desenvolver as seguintes atividades: Recrutar, Avaliar, Escolher, Manter o conjunto de fruncionários ou colaboradores de uma empresa ou organização. Dentro de empresas é denominado de recursos humanos que também é chamado a exercer , aváliar, desenvolver, manter os profissionais existentes nas empresas, estipulando junto a diretoria desta, políticas de carreira e salário. Então, sendo assim, concluímos que, esse depto tem uma das mais importantes funções dentro de empresas, onde a vida profissional de seus colaboradores pode ser determinada através de avaliações constantes para futuras indicações à promoções.
Encontramos também empresas que, ao invés de manter um departamento de RH, preferem as chamadas consultorias de RHS, para onde são encaminhadas vagas e requisitos para selecionar profissionais com o perfil que a empresa necessita. O que vem acontecendo, na maioria das vezes, é que, ou as empresas não estão sendo específicas quanto aos requisitos e funções, ou os RHs para mostrar a capacidade e o comprometimento na prestação de seus serviços de recrutamento e seleção de candidatos, não estão levando em conta que, hoje no mercado, existem profissionais capacitados e competentes disponiveis para divesos cargos e funções e estão sendo levados a passar por processos seletivos para vagas ou cargos que não condizem com o que esse profissional procura. Na maioria das vezes, quando o candidato envia seu curriculo à esses prestadores de serviços à procura de uma nova recolocação, são contatados para passar por etapas de seleção sem que este seja informado para qual função, remuneração e tipo de contrato de trabalho.
Um exemplo tipico são as vagas nas prestadoras de serviços de telefonia móvel. Anúncios do tipo, Consultor de vendas, vendedor, supervisor ou gerente são colocados na internet pelas empresas através dessas consultorias. Só que não detalham exatamente as atividades que serão desenvolvidas, a maior parte é para vendas de linhas e tecnologias lançadas no mercado. Muitos desses candidatos não estão dispostos a esse tipo de trabalho, mas não são avisados. Normalmente quando são contatos via telefone a primeira pergunta é : O Sr.(a) já esta trabalhando, temos uma vaga que se enquadra no seu perfil e gostariamos de entrevistá-lo. Qual perfil? Quando indagados para qual função respondem que só pessoalmente daram mais detalhes de cargos, empresas ou remuneração. Quando o candidato chega ao local é lhe pedido que preencha uma proposta ou solicitação de emprego, práticamente você coloca todos as informações que já estão no curriculo, que teóricamente, alguem leu e fez o primeiro contato, chega-se a perder aproximadamente 1 hora da locomoção até a Consultoria e o preenchimento da ficha.
Depois de preenchida, você passa por uma dinâmica de grupo, onde são selecionados mais ou menos 4 candidatos para encaminhamento a vaga, note, até o presente momento você não foi informado para qual vaga e quais as funções. Isso será informado na entrevista pessoal, um a um. E se o candidato escolhido não está disposto a esse tipo de trabalho, tempo perdido, tanto da Consultoria como do candidato, mais do candidato pois este gastou de 1 á 2 horas passando por etapas para um cargo que não é o que ele quer, fora o que foi gasto, financeiramente falando, porque tem consultorias que cobram dos candidatos para esses testes e entrevistas e não é barato.
Será que não esta na hora de agir de acordo com as funções que o RH tem por definição? Será que se algumas empresas tomassem a iniciativa de ter em sua organização um departamento para cuidar de seus funcionários e candidatos as suas vagas, não teriam maior retorno? Será que não encontrariam no mercado os profissionais para os cargos que realmente necesseitam ? Não sei, gostaria de saber. Sei que, quem tiver um tempinho poderia vasculhar na internet e com certeza chegariam a mesma conclusão: Se somasse-mos todas as vagas publicadas em todos os sites de recolocação de profissionais, faltaria mão de obra para preenche-lás. Só que na maioria das vezes como é cobrado dos candidatos para que possam se candidatar as vagas, encontramos os mesmos anúncios publicados em diversas consultorias. Será que é mesmo assim ou virou meio de ganhar dinheiro em cima de quem está precisando de um recolocação?
Mais um detalhe que acho de relevante importância, é que, chegou até mim, informações que na maioria das vezes as pessoas responsáveis em receber e verificar os curriculos não analisam mais do que 8 a 15 dos que são enviados, isso pode ser confirmado através de vários artigos dos próprios rhs publicados na internet, sendo assim muitos ou talvez, à maior parte das empresas estão deixando de análisar profissionais que não tiveram a sorte de estar entre esses 15 primeiros.
Outra coisa que precisa ser um pouco mais esclarecida, são os termos usados ou pelas empresas ou pelos RHs. Ai vai alguns com seus significados corretos para funções na área comercial:


Gestor: Aquele que administra, Dirige, Gerência.
Consultor: Responde a consultas, Da pareceres, Responde a assuntos referente a sua especialização. assiste ou aconselha o seu superior, diretor, ou dono da empresa.
Vendedor: Aquele que vende, reponsável pelas vendas de produtos ou serviços da empresa, tem como profissão vender com vincúlo empregatício.
Representante Comercial : Aquele que representa, faz e age em nome da empresa, pessoa jurídica ou autonomo contratado.
Coordenador Comercial : Aquele que coordena a equipe, estipúla metas e objetivos, avália as políticas da empresa para a área comercial, dá e recebe feedbacks

Um comentário: